CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade é uma ação que surgiu na Igreja Católica no início dos anos 60

Por Irmã - Ystenilde Figueiredo
29/02/2020 · Religião

Em Natal no Rio Grande do Norte, visando fazer um fundo de solidariedade para apoiar e ajudar pessoas carentes.
O projeto foi tão bem sucedida que no ano seguinte 16 dioceses do Nordeste aderiram a esta, passando assim a ser assumida pela Conferência dos Bispos do Brasil em 1964.


Hoje, a Campanha da Fraternidade é celebrada durante o período da quaresma, a nível nacional, a cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras Igrejas de denominações cristãs.
Este ano de 2020 a Campanha da Fraternidade tem como Tema: Fraternidade e Vida: Dom e compromisso e como Lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele!” (Lc 10, 33-34) Apresentando-nos como ícone o Bom Samaritano, sendo este o próprio Jesus que se aproxima do homem e da mulher que sofre.


O Lema é uma convocatória a todos os cristãos a irmos além do olhar, a tomarmos posições cristãs diante de tantas realidades que ameaçam a vida em nosso País, alguns exemplos são: crescimento do desemprego, busca por legalização do aborto, o grande aumento da ociosidade e o estresse que vive o nosso povo, o alto índice de automutilação, o crescente número de suicídios, os graves acidentes ocorridos, o tráfego humano, os conflitos religiosos, o feminicídio, dentre tantas outras coisas ocorrentes e recorrentes em nossas várias realidades. 


A indiferença é um vírus perigoso da nossa época, não existirá futuro se fecharmos os nossos olhos a todas estas situações mencionadas acima, se a indiferença continuar sendo o motor que conduz as nossas vidas, certamente não teremos futuro. Vivemos em uma sociedade com o rosto de Caim e Deus continua nos perguntando: Onde está o teu irmão? 


O nosso olhar de cristãos, precisa ser o olhar da fé, ao mesmo tempo que identificamos as sombras, precisamos enxergar as luzes, tomar atitudes como as de Jesus que nos revela o amor da Trindade. Um olhar iluminado pelo olhar de Cristo que do madeiro da Cruz, perdoou os nossos pecados “Pai, perdoai-lhes, pois não sabem o que fazem!” (Lc 23, 34).


O Papa Francisco nos convida a atender os mandatos de Jesus que nos diz: “Vai e faça tu o mesmo!” e continua nos dizendo que muitos viram, mais só um “encheu-se de compaixão”, se deixou tocar pelo coração, pelas entranhas... precisamos colocar mais coração nas nossas mãos para deixar-nos tocar pelas realidades. 
Como a Ir. Dulce – o Anjo bom da Bahia, somos chamados a oferecer o nosso abraço, a saber nos colocar no lugar do outro, a ter muito amor, paz, paciência e serenidade para poder lidar com o pobre, precisamos criar espaços de convivência para poder incluir quem está à margem, nos ensina também a Santa do Pobres, que precisamos “ter mente, coração e mãos para tocar o pobre, alimentar o pobre e cuidar do pobre”, fazendo isso com o próprio Cristo. Porque “quando Deus está presente, o pobre é respeitado”! Disse Dom Murilo Krieger, Arcebispo Primaz da Bahia na homilia de beatificação da Ir. Dulce.


Nos arrisquemos Irmãos, nesta aventura de amor, paixão e compaixão, o mundo precisa de você, o mundo precisa de nós.

 

 

 

 

Produção: Joyce Zanni | Marketing