Por Pedagoga - Elza Alencar Oliveira
15/03/2022 · Pedagogia
Por que trabalhar a parte lúdica do idoso e quais as vantagens?
As atividades lúdicas ajudam a melhorar a comunicação, interação social e a expressão de sentimentos dos idosos de maneira a recuperar a autoestima e reduzir o nível de ansiedade e estresse do idoso.
As atividades tem por objetivo permitir um envelhecimento saudável, o que significa preservar a sua capacidade funcional e cognitiva, sua autonomia e manter uma boa qualidade de vida.
Saiba a Importância de Preservar a Saúde Mental dos Idosos por meio de Atividades Lúdicas.
Para muitas pessoas, essa importante fase da vida é associada à total dependência e impotência em realizar atividades simples do dia a dia. Mas, essa ideia está ultrapassada, todo idoso é sim capaz de realizar muitas tarefas desde que estas sejam planejada por um profissional capacitado para isso, pois dessa forma será pensada nas atividades observando as limitações de cada um. O envelhecimento traz certa vulnerabilidade para o desenvolvimento de transtornos psicológicos causados pelas alterações biológicas, sejam por histórico familiar ou aspectos externos como traumas, por exemplo. Aprender a lidar com as mudanças físicas, cognitivas e sociais é fundamental para que esse período ocorra de maneira natural. Diante destas condições, é necessário destacar que algumas atividades podem auxiliar na melhoria, existem práticas que estimulam o funcionamento das funções cognitivas e ajudam a garantir melhor qualidade de vida ao idoso.
Atividades Lúdicas que contribuem para a Saúde Mental e física dos Idosos
As atividades lúdicas ajudam a melhorar a comunicação, interação social e a expressão de sentimentos dos idosos de maneira a recuperar a autoestima e reduzir o nível de ansiedade e estresse do idoso.
Confira abaixo, as principais atividades com este objetivo:
Jogos de Carta - Estimula as funções cerebrais, trabalhando o raciocínio e a memória;
Trabalhos Artesanais - Exercita a mente, a capacidade de aprendizado e as funções motoras através de dobraduras, decoração em caixas de MDF e pintura em telas, sabonetes decorativos, latas decoradas entre outros.
Jogos diversificados - Auxilia na coordenação motora e cognitiva. Exemplos: dominó, cartas, dama, trilha, peças de montar e encaixe, argolas, cones, bolas, balões, etc...
Caminhada em grupo e passeios em praças - Além de manter o corpo ativo, o exercício físico beneficia a saúde mental diminuindo o sentimento de solidão e afastando a tristeza;
Oficinas - Participar de um grupo de leitura, música com movimentos contribui para o ótimo funcionamento cerebral e físico do idoso;
Considerada como uma importante ferramenta para proporcionar maior autonomia e qualidade de vida na terceira idade, a atividade lúdica promove um envelhecimento saudável e ativo, preservando o maior bem que temos: a saúde mental.
Fonte:
https://www.residenciaprimaveras.com.br/portal-do-idoso/saiba-a-importancia-de-preservar-a-saude-mental-dos-idosos-por-meio-de-atividades-ludicas/