TRÂNSITO E O IDOSO

MOVIMENTO MAIO AMARELO

Por Pedagoga - Elza Alencar Oliveira
29/05/2020 · Pedagogia

A vulnerabilidade dos idosos nas vias e calçadas foi um dos temas trabalhados neste mês de Maio. As atividades integram as ações promovidas no Maio Amarelo que segue até sexta –feira  (29).

Os idosos participaram de atividades teóricas e práticas. Foram abordados temas como orientações sobre sinalização, travessia na faixa de pedestres, estas orientações são necessárias para que nos passeios em locais de grande circulação de veículo sintam-se mais seguros.
As atividades são voltadas para a valorização da vida. Trabalhar com os idosos é muito importante. Nós os orientamos em função da mobilidade reduzida, devido à idade, e ao cuidado redobrado que eles devem ter no trânsito mesmo quando estão acompanhados.
O projeto é realizado no intuito de trazer mais segurança, mais confiança aos nossos idosos durante os passeios externos que realizamos pelo menos uma vez por mês.

A atividade aconteceu na própria instituição, com ajuda dos cuidadores, levando em conta as limitações de cada idoso, como a mobilidade reduzida e a redução da capacidade da visão e cognitivo.

Foram convidados Sargento Ferreira e Tenente Zélia, da BPMTran operacional da PMMS especializada no policiamento ostensivo de trânsito, que através de um vídeo (publicado em nossas mídias sociais) detalharam o tema de uma forma oficial.